terça-feira, 20 de setembro de 2016

Alhões em 1747


Aspectos de Alhões (c) Nuno Resende / História de Cinfães | 2015
Alhoens. Lugar da Provincia da Beira, Bispado de Lamego, destricto do Douro, Comarca de Barcellos, Concelho de Ferreiros. Tem vinte e tres fógos, e Igreja Paroquial da invocação de S. Pelágio, a de Jesu, e a de Nossa Senhora. Acha-se fundada esta Igreja fóra do povoado, mas pouco distante, em terra aspera, de penedia bruta, nas portas da serra de Monte de Muro, e por esta causa he o clima da terra aspero, e frio; e por isso só produz centeyo, e caça miuda do monte.O Paroco he Cura, e tem de renda quarenta alqueires de pão, vinte almudes de vinho, e seis mil reis em dinheiro, tudo pago pela Comenda da Ermida.

Publicado em Cardoso, Luiz, padre - Diccionario geografico [...]. Lisboa: na Regia Officina Sylviana, e da Academia Real, 1747, p. 306. Disponível em WWW:

Por ser terra «alfabeticamente privilegiada», a paróquia de Alhões integrou o conjunto de verbetes do primeiro (de dois) volumes do Dicionário geográfico, obra antecessora do inquérito posto a circular em 1758. O Grande Terramoto de 1755 destruiu os documentos em que o padre oratoriano Luiz Cardoso trabalhava para a realização deste trabalho enciclopédico sobre lugares de Portugal.

Speech by ReadSpeaker