quarta-feira, 2 de março de 2011

Documentos etno-musicológicos de Cinfães (Nespereira e Piães) na colecção Giacometti.


A colecção que reúne a filmografia completa de Michel Giacometti, recentemente lançada pela RTP e pelo jornal Público, inclui um volume dedicado, em parte, a recolhas musicais efectuadas por aquele etno-musicólogo, nas freguesias de Nespereira e Santiago de Piães. O que terá levado Giacometti e a sua equipa a deslocarem-se à serra de Montemuro para gravarem os cramóis e a chula em Córdova (concelho de Resende) e as cantigas de trabalho, por altura do corte e desfolhada do milho, em Nespereira? Como refere a locução da 4.ª série, programa 11 do "Povo de Canta", foi com certeza o trabalho de Vergílio Pereira (a quem o programa é dedicado) que alguns anos antes havia desenvolvido, no contexto da Junta de Província do Douro Litoral, um intenso trabalho de recolha, registo e tratamento de espécimes musicais na região. Do trabalho deste folclorista, resultaram, para Cinfães:

- BONITO, Rebelo e PEREIRA, Vergílio - As "Cantas" e os "Cramóis" do Cancioneiro de Cinfães como formas arcaicas da etnografia musical. Boletim do Douro-Litoral, 1 (1948) [separata] (imagem abaixo)
- PEREIRA, Vergílio - Cancioneiro de Cinfães. Porto: Junta de Província do Douro Litoral,1950



Mas tanto para Resende, como para Arouca foram preparadas outras edições similares que devem ter chamado a atenção de Michel Giacometti quando, 20 anos depois efectuou um périplo pelo país, na busca e preservação de património musical. Este investigador francês que chegou a Portugal na década de 1960, realizou o maior trabalho de recolha sonora e salvaguarda da musicalidade e literatura dita "popular" alguma vez efectuada em Portugal. Com o apoio do maestro Lopes Graça (que desde a década de 30 vinha participando no estudo das canções populares portuguesas) Giacometti lançou-se num ambicioso projecto, que viria a constituir, entre 1970 e 1973, a base do programa televisivo Povo que canta, onde, de resto, foi transmitido o episódio respeitante às gravações efectuadas em Nespereira e Piães. No volume 09 agora publicado, é possível ler a locução do programa (com informações pertinentes sobre as localidades, história dos espécimes audíveis, ect), assistir às referidas filmagens e apreciar, sem harmonizações, aperfeiçoamentos ou quaisquer edições a música tal qual se ouvia há meio século nos campos e encostas da região. Na falta das gravações efectuadas por Vergílio Pereira, este é, para já, o único documento para o estudo daqueles espécimes musicais. E uma oportunidade para observar gestos, vozes, ruídos, paisagens que a fotografia ou o homem não lograram registar.

Grupo de cantadeiras de Nespereira, Cinfães, Povo que canta, programa 11, (C) rtp/tradusom

Piães, cantadeiras, Povo que canta, programa 11, (C) rtp/tradusom

 Michel Giacometti, com as informantes, ou cantadeiras, em Cinfães
Povo que canta, programa 11 (C) rtp/tradusom

LIMA, Paulo, coord. - Michel Giacometti. Filmografia completa, 09. [Lisboa]: Tradusom Produções Culturais, lda., 2010, ISBN 978-972-8644-26. Nota: colecção integral ou parcial pode ser adquirida nas Lojas do Jornal Público, ou aqui.

Speech by ReadSpeaker